A beleza da velhice | Hope In Love
Tecnologia do Blogger.

A beleza da velhice

Envelhecer pode ser um processo difícil para muitos. Mas faz muita diferença quando a pessoa é capaz de lidar com essa fase da vida de maneira natural, assim como com as ruguinhas que vão aparecendo aqui e ali.


Um exemplo que com certeza fará você refletir sobre esse período da vida é o ensaio de autorretratos feitos pela fotógrafa americana Marna Clarke. No auge dos seus 74 anos, Marna resolveu fotografar-se, nua, em diferentes momentos. A ideia, segundo ela, era quebrar tabus relacionados à idade.


Envelhecer nunca é fácil, mas certamente a maneira como lidamos com isso pesa muito mais do que as rugas que começam a aparecer onde a gente menos espera. Enquanto pensava em seu próprio envelhecimento, a fotógrafa Marna Clarke teve a ideia de retratar-se em diferentes fotografias. Em muitas delas, quebra os tabus relacionados à idade, aparecendo nua.“Eu queria ver como o ‘velho’ se parecia em mim, então comecei a tirar fotos do meu corpo nu: pés, mãos, tronco, braços, pernas, rosto, cabelos”, disse ela em entrevista ao site Huffington Post.“Eu queria conferir a beleza e o espírito dessa época por meio de fotos minhas e da minha vida”, diz ela.


Os retratos feitos por Marna mostram o envelhecimento natural do corpo de uma mulher de forma muito sensível. Diversas fotos Marna aparece com seu marido, Igor, também nu. A fotógrafa acredita que nem todo mundo está preparado para ver um corpo nu, ainda mais o de um idoso, mas sabe que esta série fotográfica já é um pequeno passo para mudar essa realidade. “Nessa cultura de adoração à juventude, os velhos são sempre ignorados, esquecidos, invisíveis. Ainda assim, seres humanos são sempre curiosos sobre os outros e famintos por verdades. 








Maturidade

Quem também ousou ao retratar idosas foi o renomado fotógrafo holandês de moda, Erwin Olaf. Segundo ele, que fotografou idosas para um ensaio sensual, a intenção é mostrar para a sociedade, cheia de padrões estéticos pré-estabelecidos, que a beleza e a sensualidade não acabam quando as rugas aparecem. “Meu objetivo foi fotografar mulheres reais, sem creme antirrugas, sem truques de jovialidade. Quis expor a beleza de seus cabelos brancos, de suas peles e a volúpia de suas curvas”, disse.

O ensaio de Olaf foi batizado como “Maturidade” e mostra mulheres mais velhas em poses bastante ousadas e vestindo lingeries provocantes, as modelos expõem dobrinhas, rugas e varizes, provando que tudo isso pode também ser sexy. Em tempos em que ser velho é feio, o fotógrafo prova que ainda há beleza e sensualidade em quem já, há tempos, passou dos 50. O ensaio reproduz fotos famosas de símbolos sexuais.








Vendo o tempo passar

Ainda na seara da velhice, o projeto do fotógrafo Jan Langer fez bastante sucesso. Ele pegou fotos de pessoas quando mais novas e as fotografou, na idade atual, na mesma posição. O fotógrafo ainda tratou as imagens para que ficassem mais próximas às originais, possíveis. Temos então a surpresa de ver aquelas peles lindas, lisas e alvas transformadas pelo efeito implacável do tempo, com rugas, manchas e cabelos brancos.


Segundo Langer, a intenção da série é refletir sobre nossos próprios valores, sobre as coisas que priorizamos atualmente, e em como tentamos manipular nossa aparência com maquiagem ou digitalmente. Mas a verdade é que, no passar dos anos, isso de nada adiantará.








Compartilhe no Google Plus

Sobre Anna Vlis

Anna Vlis (Silvana), tenho 36 anos, sou mãe, amiga e blogueira, apaixonada por pessoas que transpiram bondade,amor e honestidade. Completamente fã dos meus filhos, ávida por boa leitura e filmes. Extremamente sonhadora. Cheia de defeitos e manias e sempre com um sorriso nos lábios. Eternamente grata ao meu maior amor, Jesus. Beijinhos lilás S2
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

4 comentários:

  1. OI Anna,
    Amei o seu post e o blogue.
    Parabéns!
    Obrigada pela travessia.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, feliz por você ter gostado, muito obrigada por seu comentário que é muito importante para mim, bjinhoss

      Excluir
  2. Ola Anna ! Que legal termos a mesma visão . Seu post é excelente , sinto-me honrada por seu comentário , obrigada! Meu blog é um bebezinho...estou iniciando , aprendendo e te seguir sera um prazer e aprendizado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário Leila. É um prazer enorme te seguir, seu blog tem um conteúdo de qualidade escrito de forma maravilhosa, bjinhoss <3

      Excluir

Obrigada por seu comentário! Isso me incentiva a postar sempre.

Não deixe link de blogs em seu comentário, para isso pode comentar como nome/url e deixar o link do seu blog. Bjinhos lilás <3