Boyan Slat – O jovem que criou uma máquina para tirar o plástico dos oceanos | Hope In Love
Tecnologia do Blogger.

Boyan Slat – O jovem que criou uma máquina para tirar o plástico dos oceanos



 Todas as fotos © The Ocean Cleanup


Muito se fala que os jovens atualmente não estão nem aí pra nada, não é verdade? Que são individualistas demais, egoístas em excesso, que só querem saber de seus próprios hobbies e interesses, não procurando se aprimorar em coisa alguma, muito menos trazer algo de positivo para alguém, ou para alguma causa, certo? Bom, isso pode se aplicar a maioria dos casos, mas definitivamente não em todos.

E se te dissermos que existe um rapaz de apenas 18 anos(em 2012) que começou a se preocupar com a ação negativa do homem na natureza e iniciou uma busca por resoluções? E se afirmarmos para você que esse mesmo garoto não se limitou ao campo das ideias e correu atrás, empreendendo e desenvolvendo um projeto capaz de retirar todo o plástico dos oceanos em até 10 anos?

Cuidados com o nosso oceano



Pode parecer mentira, mas é a mais pura verdade e trata-se da inspiradora iniciativa de Boyan Slat, um estudante holandês de engenharia que aliou seus conhecimentos técnicos e sua enorme criatividade para solucionar um dos problemas que mais mobiliza os ambientalistas atualmente, que é a questão da poluição nos mares.

O ideal por trás da The Ocean Cleanup


Tudo começou anos atrás, quando Slat acompanhado dos pais visitou a Grécia. Uma das perspectivas que mais o empolgava na viagem era a possibilidade de nadar em águas famosas por sua imensa beleza e biodiversidade. Infelizmente, não foi o que acabou acontecendo. Quando Boyan finalmente deu o tão sonhado mergulho se deparou com uma quantidade muito maior de garrafas pet do que de peixes.

Sem conseguir ignorar o espanto e o incômodo que aquela situação lhe causou, Boyan resolveu ir a fundo no problema, pesquisar, estudar e movimentar os recursos possíveis para solucionar a questão que vinha tirando o seu sono e a sua paz.

O método habitual para a limpeza do lixo nos oceanos se dá através de grandes embarcações altamente poluentes, que atrapalham a vida marinha durante sua movimentação. O plano de Slat então foi desenvolver o projeto focando na criação de enormes barreiras flutuantes que se movimentariam apenas com a força das correntes oceânicas, bloqueando todo o plástico que delas se aproximassem com uma espécie de filtro, para que depois esses detritos fossem retirados e preferencialmente reciclados.

Desde  quando expôs a sua ideia, Slat vem angariando muito patrocínio para tornar o seu sonho de fato uma realidade. Os primeiros recursos recebidos foram para a criação da sua fundação The Ocean Cleanup e para financiar as pesquisas iniciais que tornariam o projeto como um todo possível. Contando com o enorme apoio de financiadores e de pesquisadores voluntários, Boyan conseguiu convencer muita gente de que sua ideia poderia de fato fazer a diferença para a sustentabilidade do planeta, inclusive personalidades como o secretário de Estado americano John Kerry e a top model brasileira Gisele Bündchen

Hoje o projeto se encontra na sua segunda fase de arrecadação, onde a The Ocean Cleanup conseguir US$ 2 milhões para pôr em até quatro anos uma plataforma piloto na água, podendo assim enfim realizar os testes necessários para no futuro reproduzir o mecanismo em uma escala maior e definitiva.

Sozinho e com menos de duas décadas de vida, Boyan Slat iniciou um movimento de cuidado e amor ao planeta Terra, que acabou se transformando em uma verdadeira onda do bem. Se tão novo ele está conseguindo transformar aos poucos o mundo dele e o nosso por que nós também não podemos?


Abaixo segue o vídeo da apresentação de Slat na TEDxDelft 2012, em que conta mais sobre a sua maravilhosa criação!




Compartilhe no Google Plus

Sobre Anna Vlis

Anna Vlis (Silvana), tenho 36 anos, sou mãe, amiga e blogueira, apaixonada por pessoas que transpiram bondade,amor e honestidade. Completamente fã dos meus filhos, ávida por boa leitura e filmes. Extremamente sonhadora. Cheia de defeitos e manias e sempre com um sorriso nos lábios. Eternamente grata ao meu maior amor, Jesus. Beijinhos lilás S2
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Isso me incentiva a postar sempre.

Não deixe link de blogs em seu comentário, para isso pode comentar como nome/url e deixar o link do seu blog. Bjinhos lilás <3