Quem, eu? Uma vó, um neto e o Alzheimer | Hope In Love
Tecnologia do Blogger.

Quem, eu? Uma vó, um neto e o Alzheimer

Um neto que é exemplo
(Imagem: Fernando Aguzzoli/Pagina Facebook)


Com 22 anos, Fernando Aguzzoli, de Porto Alegre (RS), abriu mão da vida que qualquer jovem dessa idade leva para fazer a avó encarar com diversão os últimos meses antes de morrer: Ela lutava contra o Alzheimer.

"Uma vida não é medida por coisas boas ou ruins, mas por quantas pessoas tu atinges e quantas multiplicam tuas atitudes".  

(Imagem: Fernando Aguzzoli/Pagina Facebook)

 Essa era a lição que Fernando ouvia desde pequeno da avó. Essa máxima  tornou-se prelúdio daquilo em que se transformaria a vida dele. E a dela também.

Nilva DeLourdes Aguzzoli — ou Vovó Nilva, como ficou conhecida — foi diagnosticada com Alzheimer aos 73 anos, e conquistou milhares de seguidores no Facebook ao compartilhar sua experiência com a doença ao lado do neto, o estudante FernandoAguzzoli.

(Imagem: Fernando Aguzzoli/Pagina Facebook)


Em 2013, Fernando decidiu trancar a faculdade de Filosofia, largar o emprego e abrir mãos das festas para se dedicar 24 horas por dia àquela que, durante duas décadas, havia cuidado dele. Meses depois, as lições aprendidas e as experiências o inspiraram a criar uma página na rede social. Na página, ele publicava diálogos entre ele e a avó e narrava as aventuras de viver no universo de uma doença incurável com uma dose de bom humor.


(Imagem: Fernando Aguzzoli/Pagina Facebook)
Em pouco tempo, acumularam milhares de seguidores Brasil afora e se tornaram exemplos de como lidar com o Alzheimer com os pés no chão, mas sem sucumbir à tristeza. Faz um ano que Vovó Nilva se foi. E o facebook, ainda ativo, agora virou livro: Quem eu?



O pai da Vovó Nilva
Quando a matriarca completava o sexto ano desde o diagnóstico, o neto decidiu se dedicar exclusivamente a ela. Iniciou uma "viagem sem volta", como designou, que mudaria sua vida: Ele se tornou o pai da sua vó. “ Passei a dar banho nela, a cantar para a vó dormir e a levá-la ao banheiro. Às vezes, durante a noite, tinha que acalmá-la e explicar que não havia nenhum monstro embaixo do travesseiro.”
(Imagem: Fernando Aguzzoli/Pagina Facebook)

Ele passou a pesquisar e aprender sobre o Alzheimer. Ao constatar que era normalmente abordado sob um viés negativo e que um tratamento adequado poderia ajudar a retardar a evolução do quadro, decidiu compartilhar os aprendizados com quem também convive com a doença. “Cuidar um parente que tem Alzheimer é muito difícil, mas decidi que não queria me tornar um jovem amargurado com a vida, nem deixar toda a família adoecer junto com a vó. Tentamos sempre, eu e ela, encarar as situações com alegria e carinho.”






Bom humor em livro
Na rede social, Fernando começou a publicar divertidas conversas que rolavam em casa com a vó. E, além disso, os aprendizados que acumularam ao longo dos meses, e até o último adeus, quando dona Nilva morreu, em 19 de dezembro 2013.

Além de conquistar milhares de seguidores, Fernando passou a receber mensagens com histórias de pessoas que também lidaram, ou ainda lidam, com a doença. A rede de trocas de experiências e informações foi tamanha, que o jovem decidiu ir além.
Livro Quem, Eu?
(Imagem: Fernando Aguzzoli/Pagina Facebook)

Ainda ao lado da matriarca, neto, com a ajuda dela, transformou a vida ao lado do Alzheimer em livro. Batizada Quem, Eu?, a obra foi lançada em setembro de 2014 e traz, além das lições sobre como encarar a doença de forma positiva, entrevistas com especialistas no assunto.
Diálogos postados na página no Facebook
Vó: ROSE*, TU NEM SABE!
Rose: O que, minha mãezinha?
Vó: Aconteceu uma coisa terrível essa noite!
Rose: Ai meu Deus, o que houve?
Vó: Arrancaram todos os meus dentes enquanto eu dormia! Olha aqui, ficaram só três dentinhos!
Rose: Ai mãezinha, amor da minha vida, a dentadura tá aqui ó...
Vó: Dentadura?
Rose: Sim, tiramos para fazer a higienização ontem e tu quis dormir sem.
Vó: Ah bom, menos mal né?
*Rose Marie, filha de Nilva

Você não pode deixar de curtir  a página da Vó Nilva: https://www.facebook.com/vovonilva
Compartilhe no Google Plus

Sobre Anna Vlis

Anna Vlis (Silvana), tenho 35 anos, sou mãe, amiga e blogueira, apaixonada por pessoas que transpiram bondade,amor e honestidade,completamente fã dos meus filhos, ávida por boa leitura e filmes. Extremamente sonhadora. Cheia de defeitos e manias e sempre com um sorriso nos lábios. Eternamente grata ao meu maior amor, Jesus. Beijinhos lilás S2
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Isso me incentiva a postar sempre.

Não deixe link de blogs em seu comentário, para isso pode comentar como nome/url e deixar o link do seu blog. Bjinhos lilás <3