Ouvir música melhora o rendimento no trabalho | Hope In Love
Tecnologia do Blogger.

Ouvir música melhora o rendimento no trabalho

Sabe aquele seu colega que fica de fones de ouvido com um som tocando e, às vezes, nem ouve quando é chamado? Pois é, ele e a sua empresa podem estar ganhando muito com isso.



Uma pesquisa realizada pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos, revelou que escutar música enquanto se trabalha pode melhorar a produtividade do trabalhador.  O estudo foi realizado com profissionais do setor de tecnologia e mostrou que aqueles que costumam escutar canções terminam suas tarefas mais rápido, e têm ideias melhores, porque o som melhora o humor.

Segundo uma das professoras do departamento de musicoterapia da universidade e responsável pelo estudo, “quando você está estressado pode tomar decisões de modo mais precipitado porque está com um nível de atenção muito baixo. Quando seu humor está mais positivo, você pode analisar melhor as opções.”

Veja algumas opções listadas por diversas pesquisas e que corroboram para a descoberta de que a música é diretamente proporcional para melhoria da produtividade:


Música é terapia

Um grupo de pacientes pré-cirúrgicos foi escolhido aleatoriamente para ouvir música ou tomar remédios para ansiedade. O grupo que ouviu música teve menos ansiedade e níveis mais baixos de cortisol (diretamente envolvido na resposta ao estresse) do que os que foram medicados.


Influência no humor


Pesquisadores de uma universidade de Missouri descobriram que as pessoas podem elevar o humor com música em duas semanas (claro que é preciso tentar gostar do que ouve). Segundo o doutor Frank Lipman, uma pausa musical é uma ótima maneira de acalmar o corpo e a mente e, assim, baixar a frequência cardíaca, o que ajuda a manter a respiração.


Aumenta a resistência

A música pode encorajar a chegar mais longe. Quando alguém está concentrado ouvindo as músicas do artista favorito, consegue convencer o cérebro a resistir a mais trabalho.


Impulsiona a produtividade

Músicas instrumentais funcionam melhor para tarefas que exijam cognição, pois evita que as informações e interpretações se acumulem. No entanto, se é um trabalho de repetição, qualquer som acelera a produtividade.


Melhora a memória



Existe um motivo para que as músicas tragam à tona antigas lembranças: Elas são processadas em uma área do cérebro que fica ao lado da memória. Um estudo divulgado na publicação Memória e Cognição mostra que adultos aprendem uma nova língua com mais efetividade quando cantam as palavras.

Médicos e sua relação com a música



Um levantamento do Hospital Universitário do País de Gales, em Cardiff, no Reino Unido, compilou uma lista das canções que os médicos da instituição mais gostam de ouvir enquanto realizam cirurgias. 
Além da música clássica, preferida pela maioria, outras melodias mais atuais foram incluídas na lista, como "Stayin' alive", dos Bee Gees, ou "Another one bites the dust", do Queen . "Smooth operator", da banda britânica Sade, também foi uma das escolhidas. No entanto, "Everybody hurts", do grupo REM, foi reprovada pelos cirurgiões.
Por mais que músicas são tidas como passatempo ou como um hobby, um estudo científico publicado na edição de dezembro da revista “British Medical Journal” disse que ouvir música é uma boa coisa a se fazer no momento do trabalho médico.

De acordo com a pesquisa, cerca de 80% dos médicos e enfermeiros afirmaram que ouvir música dentro da sala de cirurgia, tem impacto altamente positivo em seu trabalho. O estudo ainda apontou  que eles escutam música de 62% a 72% do tempo em que estão trabalhando no local e, usualmente,  a trilha sonora é escolhida pelo cirurgião-chefe.

Com base em entrevistas com o corpo médico, o levantamento concluiu que a música melhorou a integração da equipe, além de diminuir a ansiedade e aumentar a eficiência. Os entrevistados também relataram uma melhoria de seu desempenho. Segundo eles, a trilha sonora contribuiu para aumentar o foco.


Eu escuto música em 50% do meu dia e você já ouviu música hoje?
Compartilhe no Google Plus

Sobre Anna Vlis

Anna Vlis (Silvana), tenho 36 anos, sou mãe, amiga e blogueira, apaixonada por pessoas que transpiram bondade,amor e honestidade. Completamente fã dos meus filhos, ávida por boa leitura e filmes. Extremamente sonhadora. Cheia de defeitos e manias e sempre com um sorriso nos lábios. Eternamente grata ao meu maior amor, Jesus. Beijinhos lilás S2
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Isso me incentiva a postar sempre.

Não deixe link de blogs em seu comentário, para isso pode comentar como nome/url e deixar o link do seu blog. Bjinhos lilás <3