O café compartilhado é mais gostoso (corrente do bem) | Hope In Love
Tecnologia do Blogger.

O café compartilhado é mais gostoso (corrente do bem)

Como a prática de pagar um cafezinho a um desconhecido faz toda a diferença

Há alguns anos, surgiu na Itália, mais precisamente em Nápoles, uma prática muito interessante e solidária: o Café Suspenso ou Café Pendente (Caffè sospeso) – uma onda de gentileza que já atingiu todas as partes do mundo e já chegou ao Brasil.



A ideia é que, quando você comprar um café, deixe pago outro café para quem necessita ou apenas para outra pessoa que espera na fila. Na Itália, moradores de rua entram nas cafeterias para conferir se há cafés pendentes, para que possam, assim desfrutar de um café quentinho, principalmente em dias frios.

A prática na Itália acontecia sempre que alguém estivesse feliz, e ao invés de beber sozinho, garantia que uma pessoa menos necessitada pudesse ter o mesmo prazer. Atualmente, este movimento é tão grande que se espalhou por toda a Europa, Estados Unidos, Ásia e até mesmo por aqui, no Brasil – país em que a bebida é tradicional e popular.





Nos Estados Unidos, clientes de cafeterias com drive thru, como a famosa Starbucks entre outras, compram os seus cafés e pagam um para o cliente no carro em seguida. Na Espanha, o que começou com um café está se estendendo para outros sabores, como jantares, lanches rápidos e sorvetes.

Contudo, com a crise financeira, a prática do café suspenso ficou um pouco abalada. Em 2010, surgiu a Rete del Caffè Sospeso, uma rede cultural que, entre outras atividades, oficializou o dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos) como o dia do café suspenso, esquentando novamente a corrente de gentileza.


Em muitas cidades europeias, muitos estabelecimentos passaram a usar um distintivo, informando ao público que naquele local existe e se incentiva a prática. Esta é uma forma de também atrair os clientes altruístas em época de crise, contribuindo para o bem maior.


Outra rede de gentilezas possui outra proposta: preços diferenciados para quem usa aquela palavrinha mágica que todos aprendem (ou deveriam aprender) quando crianças e que por muitos já foi esquecida: “por favor”. Ou seja, usando “por favor” em seu pedido, o preço do seu consumo poderá ganhar um desconto – muitas vezes até de 50%.



Empresas brasileiras de comidas rápidas e bebidas naturais, como uma conhecida cadeia de quiosques de mate, estão propagando a ideia. A ideia é mesmo incentivar a educação, bons modos e gentileza dos clientes e funcionário, melhorando assim as relações pessoais. A empresa paulista Ekoa Café, (Endereço, R. Fradique Coutinho, 914, Vila Madalena, SP) por exemplo, além de você pagar o café para outra pessoa, ela receberá um bilhete com uma mensagem gentil. Para saber quais unidades da cafeteria utilizam esta prática, acesse o site e procure a loja mais próxima de você .
Compartilhe no Google Plus

Sobre Anna Vlis

Anna Vlis (Silvana), tenho 35 anos, sou mãe, amiga e blogueira, apaixonada por pessoas que transpiram bondade,amor e honestidade,completamente fã dos meus filhos, ávida por boa leitura e filmes. Extremamente sonhadora. Cheia de defeitos e manias e sempre com um sorriso nos lábios. Eternamente grata ao meu maior amor, Jesus. Beijinhos lilás S2
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

2 comentários:

  1. Linda atitude! O individualismo do ser humano é cada vez mais comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um projeto admirador, espero que se espalhe, bjinhoss e bgd pelo comentário <3

      Excluir

Obrigada por seu comentário! Isso me incentiva a postar sempre.

Não deixe link de blogs em seu comentário, para isso pode comentar como nome/url e deixar o link do seu blog. Bjinhos lilás <3