7 livros de Jane Austen que viraram filmes | Hope In Love
Tecnologia do Blogger.

7 livros de Jane Austen que viraram filmes


Uma das escritoras mais importantes da língua inglesa, Jane Austen, ganhou muitos leitores por seu olhar contemporâneo sobre a personalidade feminina. Seus livros retratam a época em que ela viveu, séculos XVIII e XIX e giram em torno da obrigação do matrimônio e a questão da hierarquia entre classes da Inglaterra. 
Os romances mais aclamados até hoje são “Razão e Sensibilidade” e “Orgulho e Preconceito” e carregam a visão ácida sobre a sociedade britânica.


Por que tanto sucesso?


O que garante um lugarzinho na estante de muita gente é a linguagem atual, que nunca se torna obsoleta com o passar dos anos. Além disso, com discurso indireto, Jane abusou da intertextualidade e procurou alinhar seu texto ao cotidiano das pessoas. Por isso, é difícil alguém não se identificar com suas histórias.

E para imortalizar de vez suas obras, muitas delas foram transformadas em filmes, que também são aclamados pela crítica e adorados por muita gente. Aliás, o sucesso dos livros de Austen pode ser confirmado dezenas de vezes na telona, tendo em vista que muitos de seus personagens tornaram-se clichês para filmes de romance e comédia.


Livros no cinema

Pode ser que você já tenha assistido algum desses longas, mas talvez nem saiba que foi baseado em uma obra dessa poderosa escritora. Separamos 7 livros de Jane Austen que viraram filmes para você conhecer e assistir!


1 - Orgulho e Preconceito (2005)

Este drama romântico foi indicado a quatro categorias do Oscar e tem a atriz Keyra Knightley e o ator Matthew Macfadyen como protagonistas. Ele conta a história de uma família com cinco irmãs que são criadas para terem bons casamentos, mas se aprofunda na segunda filha, Elizabeth, que apoia o pensamento livre das mulheres, e critica os casamentos sem amor. Procurando ter uma vida mais produtiva, não esperava conhecer o lindo e rico Darcy, por quem se apaixonará.


2 - Razão e Sensibilidade (1995)

Foi o primeiro livro de Jane a ser publicado, em 1811, e o filme é uma adaptação da história real. Após a morte do marido, uma viúva e as três filhas enfrentam dificuldades financeiras, pois maior parte da herança ficou para um filho do primeiro casamento que não amparou as irmãs, como seu pai pediu. A irmã prática e racional Emma Thompson e a sensível e emocional Kate Winslet conduzem a trama encontrando sempre uma maneira de resolver os problemas e se apaixonando.

Emma (1996)

Essa história se passa na Inglaterra rural do século XIX, com a atriz Gwyneth Paltrow como protagonista. Ela é uma jovem bonita e inteligente que vive tranquilamente com o pai viúvo. Ao ver a governanta de sua casa se casar, a moça fica entediada e começa a trabalhar como “cupido” para as pessoas que a cercam. O mais espantoso é que Emma parece ser uma especialista no quesito paixão, porém, descobre-se no livro e filme que ela nunca se apaixonou.


Persuasão (2007)

Persuasão foi o último livro escrito por Jane Austen, em 1816, e é póstuma, pois foi publicado após a morte da autora, em 1818. A obra conta a vida de Anne Elliott, que é forçada pela família a romper com seu noivo, que não ocupa posição social e financeira favorável. Oito anos depois, o moço retorna à cidade bem-sucedido e com muitas mulheres a seus pés, o que deixa a ainda apaixonada Anne enciumada.


O Palácio das Ilusões - Mansfield Park (1999)

O filme baseado nesta obra de Jane Austen é uma comédia romântica. Ele conta a história de Fanny Price, que aos 12 anos de idade vai morar de favor na casa de um tio rico. Ela é criada por ele e sua esposa e cresce, tornando-se uma mulher lindam inteligente e estudiosa. Esses predicados chamam a atenção de um vizinho bem-sucedido, contudo, mesmo com a influência de seus tutores a moça não fica nem um pouco interessada. 


A Abadia de Northanger (2007)

Esse é o nome do filme inspirado na obra de Jane Austen de nome homônimo, que em inglês é Northanger Abbey. Ele retrata a vida da jovem Catherine, que tem a chance de morar na cidade de Bath sob a tutela de uma rica família. Assim, ela acredita que conseguirá encontrar o amor de sua vida, assim como ela lê em seus romances preferidos, mas no decorrer da trama ela percebe que não é bem assim.


Amor e Inocência - Becoming Jane (2007)

Esse longa é baseado em cartas da escritora e conta como ela, com 20 anos de idade, começa a se destacar como uma grande escritora. Ao mesmo tempo, sua família incentiva seu casamento com um homem rico e influente, porém Jane se interessa pelo malandro Tom Lefroy. Anne Hathaway é quem interpreta Jane.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Anna Vlis

Anna Vlis (Silvana), tenho 36 anos, sou mãe, amiga e blogueira, apaixonada por pessoas que transpiram bondade,amor e honestidade. Completamente fã dos meus filhos, ávida por boa leitura e filmes. Extremamente sonhadora. Cheia de defeitos e manias e sempre com um sorriso nos lábios. Eternamente grata ao meu maior amor, Jesus. Beijinhos lilás S2
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

21 comentários:

  1. Que escritora fantástica, sete livros!? Já assisti várias vezes Orgulho e Preconceito, amo esse filme. Os Outros ainda não tive oportunidade de assisti-los, nem ler os livros, mas são ótimas indicações.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sabia que Jane Austen era tão antiga!
    Nunca li nenhum de seus livros nem vi seus filmes, mas tanto sucesso deve ter sempre um porquê.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Bem legal seu post, não conhecia ela, não é muito o meu estilo, mas é interessante

    ResponderExcluir
  4. Gente não assisti nenhum desses filmes,na verdade quase não assisto filmes, apesar de amar a falta de tempo não deixa, mais ja sei onde encontrar dicas incríveis bjs

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post!Já assisti alguns , mas nunca li os livros. Confesso que gosto mais de livros sem muitos dramas. 😕 Beijinhos 😘❤

    ResponderExcluir
  6. Nunca assisti nenhum dos filmes da lista, mas já coloquei alguns na minha lista pra eu ver futuramente. Adoro ver filmes novos! ;)

    ResponderExcluir
  7. Awnnn, morrendo de amores por esse post!😍❤
    Eu assiti o "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade", sou louca pra ler os livros. Que post mais amor.

    Um beijão 😘

    ResponderExcluir
  8. Num tinha nem ideia que varios deles eram livros...Obrigada pelo post e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. Cara essa mulher é um arrazo ♡ e por isso esse post é incrível... já assisti alguns desses filmes, mas ainda pretendo assisti todos

    ResponderExcluir
  10. Nossa, não sabia que Jane Austen era antiga! Adorei seu post. Já ate mandei para uma amiga que é super fã de orgulho e preconceito rsrs

    ResponderExcluir
  11. Esse post ficou muito bacana, já vi orgulho e preconceito e é um dos meus filmes prediletos!! Já quero ver os outros...beijao

    ResponderExcluir
  12. Não sou muito de ler mas as historias parecem ser bem interessantes e convertido em filme ficou melhor pra conhecer as historias

    ResponderExcluir
  13. Que post INCRÍVEL! Quero muito assistir os filmes! Já assisti ORGULHO E PRECONCEITO e não me arrependo nada! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  14. Nunca assisti nenhum dos filmes citados no post, mas pretendo, já fiz uma listinha com os que mais gostei, amei o post❤

    ResponderExcluir
  15. Nunca assisti nenhum desses, mas já me recomendaram o Orgulho e preconceito, vou assistir e se gostar dou uma olhada nos outros.

    ResponderExcluir
  16. Quero muito assistir esses filmes!!!
    Adorei o post

    ResponderExcluir
  17. Eu cheguei a ver o longa Orgulho e Preconceito e é o melhor filme que já vi até hoje.

    ResponderExcluir
  18. Já li o livro e vi o filme Orgulho e Preconceito. Ótima história! Amo demais! Emma e Razão e Sensibilidade,somente vi os filmes, mas gostaria de não só ler o livro dessas história, como os outros temas também. Grande escritora Jane Austen,que segundo o que eu li sobre ela, era uma mulher considera fora dos padrões da época, com opniões e atitudes altivas que não condiziam com o comportamento das "mocinhas , rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, digitei uma palavrinha errada, me desculpem.
      "Considera",na verdade quiz escrever Considerada. Me desculpem mais uma vez, Obrigada.

      Excluir
  19. AMO OS FILMES BASEADOS NOS LIVROS DE JANE AUSTEN. NOSSA, SENDO A SEGUNDA ESCRITORA MAIS IMPORTANTE DA LITERATURA INGLESA. APESAR TE TER MORTE PREMATURA (41 ANOS) NOS DEIXOU GRANDES OBRAS.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário! Isso me incentiva a postar sempre.

Não deixe link de blogs em seu comentário, para isso pode comentar como nome/url e deixar o link do seu blog. Bjinhos lilás <3