A verdadeira história por trás do filme: Prenda-me se for capaz | Hope In Love
Tecnologia do Blogger.

A verdadeira história por trás do filme: Prenda-me se for capaz


Desconfie de todos, até daqueles que passam toda a confiança do mundo e que são geniais em algum âmbito. É essa a certeza que temos ao assistir ao filme Prenda-me se for capaz (2002), dirigido por Steven Spielberg. Ele é baseado no livro autobiográfico de Frank Abagnale Jr.

Se você é fã de filmes baseados em histórias reais, precisa conferir esse artigo, com 30 filmes.

Filmes baseados em fatos reais

Frank, como personagem principal dessa história real, prende a atenção de qualquer um ao ser encarnado por Leonardo Di Caprio. É inacreditável pensar que um garoto tão cativante como ele poderia se tornar o fraudador mais procurado dos Estados Unidos.

No filme, o espectador assiste a quase que uma corrida entre gato e rato entre o agente do FBI, Carl Hanratty, interpretado por Tom Hanks, e o jovem golpista Frank Abagnale Jr.

O roteiro do longa foi bastante realista, mas não pode seguir absolutamente todas as características da vida de Frank. Contudo, as diferenças são pequenas entre a vida real e o filme como, por exemplo, ele não é filho único e sim, um dos filhos do meio de uma família com quatro crianças.

Outra peculiaridade é que no filme são retratadas quatro falsificações de identidade: de professor, piloto, médico e advogado. Mas em sua vida criminosa, ao todo, foram oito personificações de profissionais até o momento de sua prisão.

Vida agitada
Frank Abagnale Jr., que nasceu no ano de 1948, começou cedo a fraudar documentos e cheques. Assim que seus pais se separaram, ele foi questionado pelo juiz com quem gostaria de viver. Sem saber o que responder, ele decidiu fugir de casa, em 1964, ficando 7 anos sem falar com sua mãe.

O primeiro golpe foi a falsificação de cheques sem fundo. A partir disso foi evoluindo suas técnicas de fraudes bancárias, abrindo contas em diferentes bancos com diversas identidades. Logo iniciou a impressão de seus próprios cheques, resultando em cópias perfeitas dos originais.

Por dois anos, Abagnale também fingiu ser piloto da companhia aérea Pan Am. Para isso falsificou um cartão de identificação, um certificado de piloto com a permissão para trabalhar e conseguiu um uniforme legítimo da empresa.

Uma outra farsa foi como pediatra. Após conhecer um médico, Frank disse a ele que também era e foi indicado para trabalhar em um hospital do estado da Geórgia. Cometeu diversos erros em seus atendimentos e foi mandado embora em 11 meses.

O fraudador ainda conseguiu atuar como advogado em um escritório, atestando ainda ter se formado em Harvard! Além disso, forjou um diploma da Universidade da Columbia e lecionou sociologia em uma universidade.

Prenda-me se for capaz


Fim dos disfarces
Abagnale Jr. esteve sempre como fugitivo do FBI, e foi pego em 1969, na França, ao ser reconhecido no aeroporto. Foi extraditado para a Suécia e posteriormente deportado para os Estados Unidos, onde iria cumprir 12 anos de prisão por falsidade ideológica.

Porém, foi libertado pelo governo, sob a condição de que ajudaria as autoridades do país a identificar as futuras fraudes monetárias. Hoje, é dono da Abagnale & Associates, consultoria que atua contra golpes financeiros.

Uma trajetória inacreditável, não? Foram tantas fraudes que nem o próprio Abagnale Jr. se lembra. Em visita a São Paulo, ele afirmou que algumas pessoas o consideram um “gênio”, mas ele não se enxerga assim: “Olho [o que fiz] como algo imoral. Eu vivo com um ônus cada dia da minha vida e vou viver até morrer”, disse.


Compartilhe no Google Plus

Sobre Anna Vlis

Anna Vlis (Silvana), tenho 36 anos, sou mãe, amiga e blogueira, apaixonada por pessoas que transpiram bondade,amor e honestidade. Completamente fã dos meus filhos, ávida por boa leitura e filmes. Extremamente sonhadora. Cheia de defeitos e manias e sempre com um sorriso nos lábios. Eternamente grata ao meu maior amor, Jesus. Beijinhos lilás S2
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

25 comentários:

  1. É uma trajetória incrível, Frank foi um homem que fraudou muito, foi um ladrão, ele foi um homem que teve muita audácia, não conhecia a história dele, já tinha ouvido falar do filme mas nunca assisti, agora depois desse post fiquei bastante curiosa pra saber mais da vida do Frank, Anna bjs.

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Nunca vi o filme mas já tinha ouvido falar.
    A historia é muito interessante,gosto de filmes baseados em fatos reais.
    Vou aproveitar o carnaval e assistir ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Que legal, gosto de saber o que tem por trás de um filme, principalmente quando é baseado em fatos reais.

    ResponderExcluir
  4. Eu não conheço esse filme, mas ele pareceu ser bem interessante! E me chamou muito a atenção por ser baseado em fatos reais. Adorei seu post, me deixou interessada!

    ResponderExcluir
  5. Oi eu não vi o filme mas conhecia a história em que ele foi baseado,incrível mesmo o que esse cidadão foi capaz de fazer,ótimo post,bjus.

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante saber sobre Abagnale Jr.Nunca imaginei que pudesse ser tão audacioso nas coisas que fazia.O ônus que ele vive hoje são sementes que ele mesmo plantou né?
    Em relação ao filme eu já ouvi falar mas nunca tinha visto, após essa resenha do filme junto com a vida de Abagnale Jr., acabei ficando curiosa para ver!

    ResponderExcluir
  7. Oi Anna, tudo bem?

    Que post incrível! É quase impossível imaginar uma trajetória dessa por trás de qualquer coisa, fiquei realmente muito impressionada. Fiquei querendo saber mais, descobrir mais! Quanto ao filme, ainda não assisti, mas sempre ouço comentários bem positivos e quero muito assistir!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu ja tinha ouvido falar na historia dele.
    No caso dele, o crime compensou, por que, no fim ele trabalhou para o governo dos EUA, e hj tem vida boa.

    ResponderExcluir
  9. eu adoro os filmes deles eu acho eles ótimos delas,Ainda não tive oportunidade de ver esse filme porém esses 2 atores eu adoro,O post está ótimooooo,Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Amada linda eu ainda não assisti o filme! estou curiosa vou ver! obrigado por compartilhar! beijinhosssssss

    ResponderExcluir
  11. Tudo isso p mim é novidades, caracas fiquei mega curiosa p assistir o filme

    ResponderExcluir
  12. Esse filme parece ser bom e eu gosto de histórias baseadas em fatos reais. Vou assistir! Amei o post!

    ResponderExcluir
  13. já ouvi falar sobre o filme,mas nunca assisti,gosto de filmes baseados em histórias reais,fiquei curiosa.Bjss

    ResponderExcluir
  14. Que impressionante o resumo verdadeiro dessa história. Obrigada pelo compartilhamento Anna, você como sempre, arrasando em suas postagens.
    Super beijo.

    ResponderExcluir
  15. Eu já assisti esse filme,é realmente muito bom!
    E o cara ainda conseguiu se safar,apesar de tantos golpes!
    Quase inacreditável!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá Anna, tudo bem? Acho que antes de comentar mais a fundo precisava assistir o filme pois não conheço rs.
    Mas gostei que vc trouxe esse tema pro seu blog, eu amo esse mundo cinematográfico!
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Muito bom post, Anna! Já assisti oa filme é sabia que era baseado em uma história real, mas não sabia tantos detalhes. Obrigada por compartilhar conosco essas informações. Abraços

    ResponderExcluir
  18. Olá, Ana!
    Não sabia nada sobre o filme e fiquei bem curiosa depois da sua resenha. Vou colocá-lo na minha lista de sugestões para assistir na netflix.
    Parabéns pela resenha muito bem escrita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. ja ouvi esse nome mais não me recordo de ter visto!
    adorei saber mais sobre.
    bjúús

    ResponderExcluir
  20. Adoro essa história. O filme é maravilhoso.
    Ele é um gênio, que usou suas forças pro mal no início.
    Mas depois encontrou o caminho do bem!

    ResponderExcluir
  21. Ainda não vi o filme, pois aqui em casa quem é fã de filmes é a minha irmã, mas parece ser bem interessante e lembra muito os momentos que o nosso país atravessa
    Acho que vou ver e com certeza indicar a minha irmã

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  22. Eu já tinha escutado falar nesse filme, mas nunca o vi.A história parece ser muito interessante! Parabéns Anna por nos indicar essa história.Bjss

    ResponderExcluir
  23. Caramba😱😱 eu nunca poderia imaginar essa história por trás deste filme👏👏👏
    Amei o post! Parabéns.

    Super beijo 😘

    ResponderExcluir
  24. Fiquei curiosa para ver o filme, pois me chamou atenção o fato dele ter feito o que fez, mas recebeu uma nova chance, uma oportunidade de se redimir ajudando o governo a mudar esse sistema de fraudes, preciso ver esse filme, amei a indicação!
    Bjs ❤
    Minda

    ResponderExcluir
  25. Eu assisti o filme e realmente contou de uma maneira diferente bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário! Isso me incentiva a postar sempre.

Não deixe link de blogs em seu comentário, para isso pode comentar como nome/url e deixar o link do seu blog. Bjinhos lilás <3