Tecnologia do Blogger.

Empreendedorismo: Como começar? O que fazer? Estou no caminho certo?


Atualmente muitos falam em empreender, em investir em um negócio ou em como ganhar dinheiro na Internet. O empreendedorismo é isso: investir, pensar de maneira criativa para encontrar uma solução e agir para colocar em prática essa ideia.

Mas como colocar em prática uma ideia empreendedora? O que fazer para essa ideia dar certo? As respostas são agir com criatividade e planejamento. Com isso, aliando ideias criativas com organização, é possível obter êxito no empreendedorismo.

Sendo assim, sob uma perspectiva bem objetiva, é possível afirmar que o empreendedor é aquele que encontra uma solução onde até então ninguém via. Em seguida ele coloca essa solução em prática.

Como começar no Empreendedorismo?

como ser empreendedor

O início de um empreendimento em muitos casos envolve ousadia e vontade de inovar. Dar o passo inicial para um projeto novo é óbvio que envolve riscos, por isso o planejamento é importante para quem quer atuar como um empreendedor.

Nesse caso, para começar um projeto de empreendedorismo é necessário contar com alguns requisitos pessoais que são essenciais para o sucesso tão esperado. Tais requisitos são:

Criatividade

Ter uma ideia é encontrar uma solução, é sanar um problema. Para isso, é preciso ser criativo. A invenção da roda na pré-história até a invenção do automóvel na modernidade são exemplos do pensamento criativo e empreendedor.

A própria Internet, que hoje faz parte do nosso dia a dia, é o resultado de mentes criativas. Por isso, para iniciar um projeto como um empreendedor é necessário ter uma boa imaginação.




Saber organizar

De nada adianta ter uma boa ideia se ela não conta com um mínimo de planejamento. A organização é um ponto essencial para que um projeto interessante tenha condições de sair do campo da teoria e entre no campo da prática.

O planejamento e a organização funcionam como uma bússola para o empreendedor indicando para ele quais são os melhores caminhos que poderão guiar com mais segurança as suas ideias.


Espírito de liderança

Ainda que ter uma boa ideia seja algo bastante subjetivo é normal que no decorrer do seu trajeto o empreendedor tenha que contar com o auxílio de outras pessoas. Por isso, saber liderar é uma característica básica do bom gestor.

Fazer com que as outras pessoas acreditem no seu projeto nem sempre é uma tarefa fácil, sendo assim, liderar também é compreender as subjetividades de cada pessoa, sabendo acatar críticas e sugestões.

Além disso, quem está iniciando um projeto empreendedor deve estar ciente de que a imagem do líder autoritário e intransigente é um modelo superado. Hoje em dia, o bom líder é aquele que ouve opiniões e mostra um caminho para o seu time.


Ter determinação

Se é possível contar com boas ideias e saber liderar ainda falta mais um ingrediente para quem quer iniciar um projeto: a determinação. Esse é um fator importante, pois certamente dificuldades irão surgir no decorrer do percurso.

Diante das dificuldades, talvez surja a impressão de que o negócio é muito ousado e arriscado. Na verdade é justamente nesses momentos que a criatividade deve ser colocada em prática. Empreender é encontrar soluções a todo instante.


Conhecimento e aperfeiçoamento

Ideias boas, espírito de liderança e determinação são importantes, mas se o empreendedor não possui conhecimento a respeito da área em que ele atua. Tais características não serão úteis.

É necessário conhecer o terreno onde você pisa. Se você irá iniciar um empreendimento em um e-commerce, por exemplo, é preciso estar a par de como funcionam os métodos para administrar essa atividade.

Outro ponto relevante é evitar ficar longe das zonas de conforto. O empreendedor que está dando início a um projeto deve estar ciente que deverá buscar conhecimento de maneira constante.

Afinal, vivemos em uma era de mudanças rápidas e não buscar se aperfeiçoar é permanecer estagnado em um único ponto.


O que fazer para maximizar o sucesso no Empreendedorismo?

Ao investir em um negócio, o empreendedor deve saber quais são as características do seu projeto. Dessa maneira ele saberá o que fazer para conduzir de maneira correta as suas decisões. Sendo assim, o que fazer na hora de administrar um negócio é:



Conhecer o seu público consumidor

Você teve aquela ideia genial, reuniu uma equipe talentosa para auxiliar a colocar a ideia em prática e tem um profundo conhecimento a respeito dos serviços ou dos produtos que você oferece.

No entanto, uma das coisas a fazer é saber quem é o seu público-alvo. Onde eles estão? Por que precisam do seu produto? Qual é a faixa etária?

Enfim, em uma era onde a segmentação de público é cada vez mais relevante, esse conhecimento acerca do consumidor é essencial.



Saiba utilizar as novas tecnologias

Pode ser a administração de um e-commerce ou até mesmo a gestão de uma grande corporação, o fato é que estar antenado com o que a tecnologia oferece atualmente é fundamental.

Saber utilizar as redes sociais para divulgar a empresa e consolidar a marca, utilizar blogs para gerar conteúdo e interagir com clientes, enfim, esses e outros artifícios constituem a “cartilha” do que um empreendedor moderno deve conhecer para permanecer relevante.



Estou no caminho certo?

Uma avaliação precisa e crítica do próprio trabalho é muito importante para o êxito de um empreendimento. É muito importante que o gestor efetue avaliações constantes do seu trabalho.

Com isso, é possível ter uma noção mais exata dos motivos que estão resultando tanto os pontos positivos quanto os negativos do seu trabalho.

Tudo isso é importante para o empreendedor ter um conhecimento mais preciso das suas atividades de gestão.



Conclusão

Administrar uma pequena ou uma grande empresa é sempre um desafio. É preciso contar com criatividade, planejamento e conhecimento.

Por isso, ao pensar nesses questionamentos você terá mais segurança e condições de realizar um bom trabalho como gestor.

E então, conhece alguém que não sabe que caminho trilhar na gestão de um negócio? Refletir e se questionar já é um primeiro passo!
Compartilhe no Google Plus

Sobre Anna Vlis

Anna Vlis (Silvana), tenho 36 anos, sou mãe, amiga e blogueira, apaixonada por pessoas que transpiram bondade,amor e honestidade. Completamente fã dos meus filhos, ávida por boa leitura e filmes. Extremamente sonhadora. Cheia de defeitos e manias e sempre com um sorriso nos lábios. Eternamente grata ao meu maior amor, Jesus. Beijinhos lilás S2
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Isso me incentiva a postar sempre.

Não deixe link de blogs em seu comentário, para isso pode comentar como nome/url e deixar o link do seu blog. Bjinhos lilás <3